Análise: Skullmonkeys, uma pérola do stop motion para PS1 - REVTESTES4

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Análise: Skullmonkeys, uma pérola do stop motion para PS1


Saudações a todos, hoje decidi falar de um jogo que me fascinou a primeira vista, porém só tive a oportunidade de jogar ele de verdade muito tempo depois, estou falando de Skullmonkeys ou (Klaymen Klaymen 2 no japão).




O jogo foi criado pelo animador Doug TenNapel e distribuído pela Dreamworks em 1998, Skullmonkeys é a continuação de um jogo de PC chamado The Neverhood, um point and click o 1° jogo não fez tanto sucesso quanto a sua continuação, sendo que eu só ouvi falar dele quando pesquisei a respeito da continuação.

O predecessor do jogo, parece a mesma coisa com outro nome (na capa ao menos)




O jogo se inicia no ponto onde o 1° game da "franquia" termina (spoilers aqui caso você planeje jogar o 1° game), Klogg o vilão da historia foi banido de Neverhood  (terra natal do protagonista, chamado Klaymen) e foi parar no planeta Idznak povoado por inúmeros macacos com caveiras nos rostos, totalmente primitivos, Klogg assume a liderança dos Skullmonkeys e os coloca para construir uma engenhoca capaz de destruir Neverhood, cabendo a Klaymen viajar para Isznak e impedi-lo. 

Alguns screenshots




No controle de  Klaymen você ira passará pelas fases no modo plataforma de visão lateral (side scrolling), usando o velho pulo na cabeça como arma principal. Alem disso existem outros power ups que ajudam durante o jogo, como projetar uma aura de um gás verde flatulento,  misseis pássaros teleguiados, tiros e vários outros( sem esquecer do bizarro "Universe Enema").

Os gráficos envelheceram bem com o passar dos anos




São 25 estágios para concluir o jogo. neles você enfrenta diversos inimigos, a maioria bem toscos (isso vale pra cabeça humanoide medonha). Também há varias fases bônus secretas. Entre uma fase e outra rola uma cutscene hilaria. O gráfico do jogo é muito bom, foi usado a técnica stop motion na elaboração dos personagens e alguns elementos de cenário(Massinha como no Fuga das Galinhas ou Noiva Cadaver). Um trabalho diferenciado pra época.

A parte sonora do jogo é muito boa, musicas embalam bem e passam toda a ambientação necessária, creio que o publico infantil nem era o foco dos criadores (talvez alguns órfãos de Earthworm Jim), O CD da trilha sonora é muito popular até hoje, eu pessoalmente adoro os gritinhos que ele solta quando pula na cabeça de alguém.

A fatídica cena do feijão



Bom o jogo é muito raro hoje em dia, (a menos que tu baixe uma rom dele pra emular claro) eu fortemente recomendo, não apenas por ser fã, mas apreciar esse jogo não vai tomar muito do seu tempo e você ira se divertir muito.

Abraços

Dark


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